terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Carnaval

Minha primeira lembrança de carnaval são os desfiles que aconteciam no bairro. Não me lembro se era uma noite só, mas havia alguns blocos que desfilavam pela avenida principal e muita gente comparecia. As crianças que iam assistir o desfile usavam as fantasias que os pais (no meu caso, a irmã) haviam comprado para brincarem em alguma matinê e a gente se divertia juntando com a mão os confetes e serpentinas que caiam no chão para jogar novamente pra cima.
Os espectadores ficavam nas calçadas, onde cordas eram colocadas de fora a fora, com a intenção de que ninguém invadisse o "espetáculo". Tinha gente que levava cadeira ou banquinho, improvisando uma arquibancada. Normalmente esse evento acontecia depois que as principais escolas de São Paulo já haviam se apresentado na Av.Tiradentes (sim, não existia Sambódromo ainda). E isso porque no final do desfile dos blocos e grêmios do bairro e adjacentes, havia uma canja com algumas escolas de samba da Zona Leste que traziam uma parte de todo o luxo, cores e a bateria que tanto encantava nossos olhos pela TV. Eu na verdade, me lembro somente da Nenê da Vila Matilde, mas acredito que outras agremiações também compareciam. Moços e velhos, crianças e adultos, todos saiam de casa a pé para prestigiar o desfile, onde, assim como meu irmão que tocava timba na bateria da Flor da Penha, havia gente da família exibindo seus dotes artísticos, fosse tocando, fosse cantando, fosse sambando. Não tinha perigo de arrastão não. No máximo algum bêbado mais exaltado, daqueles conhecidos no bairro e totalmente inofensivo. Era bem divertido. 
Fui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário