domingo, 4 de abril de 2010

Domingos

"Domingo eu quero ver o domingo passar.
Domingo eu quero ver o domingo acabar." (Titãs)


O domingo sempre foi um dia estranho. É o final do final de semana, mas é o primeiro dia da semana... meio confuso isso né?
Pois bem. Acredito que quando somos crianças, tanto faz o dia da semana, principalmente quando ainda não se vai a escola. Todos os dias são bem parecidos.
Talvez a única diferença que se nota é que todos da casa estão presentes e pode-se acordar mais tarde. Depois vamos percebendo que o almoço de domingo é sempre mais tarde que o habitual e normalmente o prato do domingo é especial.
Minha irmã sempre fez faxina em casa aos sábados. Não sei porque minha mãe não fazia, se era ela quem ficava em casa todos os dias.
Meu irmão tinha muitos amigos e passava o final de semana com eles. Não na minha casa, porque dificilmente nossos amigos frequentaram nossa casa. Ah, porque meus pais não gostavam de música alta, cheiro de cigarro, garrafas de cerveja e palavrões. Então era difícil levar alguém em casa.
Como meus pais frequentavam a igreja presbiteriana (joga no google), todos os domingos eu acordava cedo pra ir a igreja com eles e participar da escola dominical. Meus irmãos? Nessa época eles nem iam mais.
Minha irmã caia na gandaia no sábado a noite e amanhecia na rua e meu irmão só chegava na hora do almoço (na verdade bem mais tarde), chapado normalmente. Aí era a hora que toda a oração da manhã não tinha valia, porque os ânimos se exaltavam. Todos porque ele chegava e a cozinha estava limpinha e aquilo não hora de chegar pra almoçar. Ele porque todo mundo pegava no seu pé e não o deixavam viver como ele queria.
O especial de domingo era panqueca, lasanha ou macarrão com frango, regados com refrigerante (é, refrigerante só no domingo e nada de coca-cola porque vicia). De vez em quando minha mãe resolvia tomar uma malzebier, mas só quando meu irmão não estava, porque ele não era de tomar UMA cerveja.
Depois assistíamos o programa Silvio Santos e o Fantástico (sim, como hoje ainda), simplesmente porque não havia outra alternativa.
E nada de tv até tarde! Amanhã é segunda-feira e todo mundo acorda cedo.
Fui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário