domingo, 21 de março de 2010

Festinhas I

Hoje fui com minha família ao aniversário de 1 aninho da filha de uns amigos, programinha básico de domingo e não pude deixar de lembrar das festinhas da minha infância.
Antes de mais nada, esqueça tudo isso de buffet, brinquedos eletrônicos, temas infantis. Não existia nada disso, pelo menos não nas festas que minha mãe fazia pra mim e nem nas que eu frequentava.
O bolo era feito em casa mesmo, no meu caso eram minha mãe e minha irmã que se revezavam nesta tarefa.
Não me lembro também de tantos sabores: ou era pão-de-ló (branco) ou de chocolate. O recheio nomalmente era de doce de leite com ameixa ou uma maçaroca de mingau de maizena com alguma fruta (pêssego em calda ou abacaxi). A cobertura era de glacê, que nada mais era do que claras batidas em neve com açucar, que minha jurou a vida toda que bastavam umas gotinhas de limão ou umas raspinhas do dito cujo que o cheiro do ovo desaparecia (tudo mentira!).
Embora brigadeiro seja tudo de bom, não me lembro de docinhos nas festas, mas acredito que eram servidos sim.
Os refrigernates eram servidos em garrafinhas individuais, de vidro. Todo mundo tinha em casa pelo menos uma caixa de garrafas vazias (chamávamos de casco) de refrigerante de 1 litro, cerveja (que também servia para a delíciosa tubaína) e essas garrafinhas menores. Tudo retornável. Levava vazia, trocava pela cheia. Normalmente o armazenamento dos cascos não era feito com a higiene que deveria, então era comum encontrar baratas e outros insetos "morando" em seu interior (eeeeeca!).
Também não me lembro dos clássicos salgadinhos de festa, mas havia duas "especiarias" que não podiam faltar: aquelas batatinhas nadando no óleo, temperadas com cebola e salsinha e os picles, que eram servidos espetados num palito de dente, juntamente com um pedaço de salsicha. Detalhe: o luxo era espetar os palitos prontos num repolho (sim, o legume) que normalmente era prateado (efeito do papel alumínio que o encapava).
Não sei se tive muita festas de aniversário, mas lembro de algumas poucas onde o cenário era sempre esse. Na verdade, nem sei se essas comemorações eram na minha casa ou de outras pessoas. Só sei que eram assim as festinhas da minha infância.
Como sempre, vou procurar algumas imagens para postar abaixo.
Fui!












Um comentário:

  1. Háháhá, nas festinhas lá de casa era exatamente o mesmo menu!
    Acho que era padrão nesta época!
    Ótima lembrança.

    ResponderExcluir