quarta-feira, 17 de março de 2010

A primeira casa

Minha mãe fica impressionada pois me lembro da casa onde morávamos quando eu tinha menos de 2 anos. Era uma casa de fundos, a entrada principal era lateral e subíamos uma escada de lajota vermelha (joga no google) e a parede estava descascando (eu me sentava no degrau e ficava puxando e comendo as cascas... eca!). O quintal não era muito grande e tinha uma entrada para a sala e outra para a cozinha, ambas laterais. A sala era um luxo! Enooooooorme, com um sofá maior e duas poltronas LARANJA E BRANCO, saca? Havia um lustre de plástico, pendurado, redondo, a parte de cima laranja e a debaixo branca, pra combinar com o sofá. A mesinha de centro era de madeira, daquelas com os pernas trabalhadas e tortinhas, e no tampo uma toalha de crochê (sempre, só mudava a cor e o modelo) e sobre ela um enfeite que era um clássico da época: uma base de metal no formato de uma meia-lua, de onde saiam várias varetas como arames, só que molengas e na ponta de cada uma delas havia uma bolinha. A diversão de qualquer criança era juntar e soltar, só pra ver as bolinhas irem e virem (se eu encontrar alguma foto na internet, eu posto). A TV era uma Telefunken (acredito que uma boa marca) de 26 polegadas (um cinema!), parecia um frigobar de tão grande! A imagem era preta e branca e a antena ficava sobre a televisão, ao lado do estalibilizador (fala sério!). Eu adorava quando "queimava" um válvula e meu pai abria a parte de trás para trocar. Era um universo a parte interna da TV!
Ah, e onde eu ouvia os LP's mesmo? Numa vitrola (joga no google) Philips. Gente, era tudo! Era uma maleta, você abria e a tampa era o auto-falante! Fascinante! Depois de muitos e muitos anos já ouvindo cd's ainda tivemos que comprar uma briga com minha mãe para nos livrarmos do objeto...
Nesse quintal, havia mais duas casas, sendo uma do proprietário e outra alugada como a nossa. As únicas crianças éramos eu e o filho da dona da casa que tinha a mesma idade que eu. Não me lembro se brincávamos juntos, mas me lembro dele.
Depois que me mudei, nunca mais tivemos contato. Depois de muito tempo, minha mãe comentou que todos da família dele morreram, inclusive o próprio.
Por hoje é só!
Fui!

olha aí o bendito enfeite de mesa...











eis o estabilizador (imagine sobre a tv, que luxo!)










válvula básica...










e essa aí é vitrola... fofa né??

Nenhum comentário:

Postar um comentário